As empresas fazem de tudo para chamar sua atenção. Você está sendo paquerado!


As empresas fazem de tudo para chamar a sua atenção.
Como as empresas lutam para chamar sua atenção e como você se deixa conquistar.

Estão de olho em você! Sim! Isto mesmo! As empresas lutam diariamente para sobressair dentre milhares de concorrentes e conquistar o consumidor. Porém, como consumidores, muitas vezes não notamos o que nos influencia a comprar ou a usar determinado produto de uma maneira ou de outra.


O consumo faz parte do cotidiano de todos e de forma tão intensa que passa despercebido o quanto e o que consumimos.


O grande desafio do marketing é impactar, fazer com que o consumidor note a mensagem da empresa e compreenda seu real significado.


Vivemos no piloto automático


O nosso cotidiano tem um ritmo acelerado, a vida está muito corrida, agitada, estamos ocupados e sempre atrasados.


Diante de tantos estímulos, o volume de informações que recebemos no dia a dia acaba por nos distrair e não nos damos conta do que acontece ao nosso redor. Muitos momentos passam desapercebidos.


Vivemos no “piloto automático” realizando muitas atividades de forma inconsciente.


A difícil conquista da atenção do consumidor distraído


A maneira que consumimos é direta e indiretamente influenciada pelo nosso ambiente socioeconômico e cultural. Essas forças moldam nossos gostos, preferências, valores e consequentemente nos levam às decisões de compra e de consumo definindo o que comprar, onde comprar, de que forma usar, como pagar e quando descartar.


Como consumidores que somos, geralmente não paramos para pensar o quanto somos impactados pelo marketing no nosso dia a dia.


Você já parou para pensar quantas vezes você é impactado pelas marcas no caminho diário de sua casa para o trabalho? Ou melhor, levando em consideração desde o levantar da cama, da escolha da escova de dentes e por aí em diante, quantas marcas já te impactou e quantas decisões você já tomou hoje? É difícil parar para pensar e tr a real percepção de todas estas informações no cotidiano.


E melhor ainda para refletir, pensando no nosso mundo digital. Considerando que grande parte das pessoas usam o celular ao acordar, quantas vezes você foi impactado pelas marcas antes de sair de casa? Segundo a pesquisa da Deloitte 32% dos brasileiros veem o celular imediatamente ao acordar, 48% checam antes de dormir, 37% veem mensagens no meio da noite, 51% usam o celular enquanto assistem TV.


Seu telefone é uma extensão de quem você é e do que você se importa.


Como escolhemos o que vemos


Há inúmeras empresas em uma guerra contínua de divulgação de seus produtos na tentativa de impactar os consumidores. Em um mundo tão atrativo, não é fácil conquistar a atenção do consumidor. É importante entender como e porque as pessoas prestam atenção nos diferentes estímulos.


Os consumidores são bombardeados com uma imensidão de informações. Em contrapartida, entram em sua defesa o "filtro perceptivo" que seleciona a percepção do consumidor. São três filtros que agem sobre as novas informações e afetam a forma como percebemos as coisas: a atenção seletiva (captação da informação), a distorção seletiva (distorce a informação baseado na vivência) e a retenção seletiva (retêm a informação na memória).


Uma série de estímulos visuais acontecem a todo o momento e, por isso o nosso cérebro tem o trabalho de selecionar para onde vamos olhar, decidindo onde nossa visão estará centralizada (Forebrain)


A nossa atenção é atraída por estímulos inusitados, é fato!


Neste mundo acelerado, ações inusitadas de marketing são cada vez mais necessárias para marca chegar até o consumidor.


O grande desafio do marketing é destacar o produto em meio à concorrência, levá-la a se destacar conduzindo o consumidor a atribuir o real significado à mensagem. O profissional de marketing trabalha para que a mensagem seja compreendida de forma correta e consistente com aquilo que a empresa precisa comunicar.


O consumidor por sua vez, percebe as mensagens que se diferenciam, as mais criativas, inovadoras e que se destacam no meio de tudo.Isto significa que os consumidores selecionam as mensagens que serão notadas, bem como o significado que atribuem a elas, conforme seus valores.


Contudo, cada um interpretará as informações que recebe de uma maneira singular, de acordo com suas prioridades e seus interesses e estes podem ser consistentes ou não com aqueles das empresas.


Da paquera ao casamento


A atenção do consumidor é difícil de capturar e ainda mais difícil de manter. As marcas que mais gostamos se tornam gurus de relacionamento quando se trata de nos atrair e nos manter interessados, apesar das distrações como o ruído das mídias sociais.


Assim, uma vez que uma marca tem a nossa atenção, ela tem que nos manter interessados. A melhor maneira de fazer isso é nos dando mais e mais do que elas já sabem que gostamos. O segredo é saber exatamente o que nos encanta.


Uma vez que uma marca conquista a atenção do consumidor, o relacionamento pode saltar a um outro nível.


O Pulo do Gato:


No livro "Posicionamento: a batalha por sua mente", Al Ries e Jack Troou chamam a atenção para a impossibilidade de percebermos todas as mensagens que nos chegam diariamente. Novas tecnologias trouxeram mais oportunidades das empresas mostrarem seus produtos para os consumidores mas, ao mesmo tempo, criaram poluição e confusão, já que ninguém é capaz de perceber tudo que vê ou ouve diariamente. Em função disso, profissionais de comunicação, publicidade, propaganda e marketing sempre buscam formas de se destacar da concorrência, deixando sua impressão na cabeça dos clientes e potenciais consumidores.


Apaixonar-se por uma marca que é fiel a você, que compartilha seus valores pessoais, reflete o seu verdadeiro eu e lhe fornece uma troca valiosa, é o que todos os consumidores estão procurando.


Fidelidade ou lealdade, qual a diferença?



_________


Eu sou a Clara Franco, consultora de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Precisa de ajuda para reposicionar a sua marca ou quer compartilhar uma ideia incrível? Se você tem algum comentário, sugestão ou uma ideia incrível para compartilhar, entre em contato: clara.franco@businessconcierge.com.br


#marketing #corporativo #empresa #empreendedorismo

VOLTAR