Quanto vale o seu cafezinho? A percepção de valor do produto pelo consumidor.

22/11/2016

Geralmente, a maioria dos clientes está em busca de melhores produtos e serviços com menores preços. Por outro lado, cada produto está direcionado a um público específico com valores e necessidades próprias. 
 

Os consumidores sempre estão procurando melhores produtos com menores preços? Nem sempre! Há clientes querendo pechinchar e há clientes em busca de mais benefícios e dispostos a pagar pelo diferencial almejado.

 

Na compra de um café, por exemplo, alguns querem um cafezinho coado e servido no copo de vidro no balcão de uma movimentada panificadora. Outros preferem um café expresso perfeitamente tirado por um barista, em uma xícara de louça para ser degustado em um ambiente diferenciado.

 

Isto tudo está ligado à percepção de valor do produto pelo consumidor.

 

Para quem aprecia, vale a pena pagar por um café gourmet em um ambiente descolado. Este consumidor percebe valor neste serviço diferenciado e paga por ele, pelo ambiente, atendimento, wifi, conforto da poltrona, xícara, entre outros.

 

Mas, para o consumidor que não tem esta admiração, um cafezinho simplesmente coado está muito bom. Ele não percebe valor no café gourmet e jamais pagaria um pouco mais por um “simples” cafezinho.

 

O mesmo acontece quando lhe oferecem um chocolate e que no primeiro momento você até pensaria em recusar, mas ao mencionar ou ver a marca do chocolate importado, que ainda não é encontrado por aqui, a probabilidade de que você mude de ideia é alta.

 

Ao mencionar a marca, imediatamente muda a percepção de valor do produto. Isto está relacionado ao conceito de valor da marca, resultado do grau de lembrança da marca pelo público, mais o grau de fidelidade dos seus clientes e a força da imagem associada à marca.

 

O mesmo acontece na decisão de compra de serviços. O consumidor busca informações e referências que possam de certa forma "tangibilizar" os serviços e apoiá-lo em sua decisão de compra nas escolha de uma clínica médica ou odontológica, uma empresa aérea, um escritório de advocacia ou arquitetura, uma universidade, entre outros.

 

O consumidor escolhe o fornecedor de acordo com a sua referência de valor, o que está dentro de suas possibilidades financeiras e condiz com suas exigências.

 

O Pulo do Gato:

 

Preço está relacionado a custos assim como valor está relacionado a percepção. Diante disto as empresas precisam rever seus processos continuamente e inovar como uma forma de se manter competitivo – diferencial sustentável a longo prazo – a fim de atender aos desejos e necessidades de seus consumidores

 

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Eu sou a Clara Franco, consultora de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Se você tem algum comentário, sugestão ou uma ideia incrível para compartilhar, entre em contato: clara.franco@businessconcierge.com.br

 

 

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